FIFA 2009 [PC Review]

Como em muitos outros anos, o facto de 2008 ter acolhido o Euro 2008 implicou também que a EA Sports lançasse no mercado o jogo UEFA Euro 2008. Parece-me claro que poucas alterações sofrem estas mid-term versões dos jogos FIFA: eliminação dos jogadores e das Ligas nacionais; das competições de clubes; inserção dos estádios do evento, dos países, de um ou outro modo de jogo. Mas ao nível da jogabilidade, é reaproveitado muito do que existe da versão lançada no Outono do ano anterior.

Como o UEFA Euro 2008 não trouxe nada de muito interessante para os jogos de futebol da EA Sports, seria interessante ver o que a versão 2009 guardava para os seus fãs.

Tem havido muitas críticas ao longo dos últimos anos em relação à política de reaproveitamento do que já existe em detrimento da reconstrução de um novo motor de jogo. A questão que se colocava então era, que FIFA este ano?E a resposta é clara. O FIFA 2009 é um bom jogo de futebol. Claro que só me vou focar na versão PC portanto cada experiência pode variar consoante o “como” e “onde” vai jogar.

O Gameplay e o motor de jogo certamente que tiveram o seu tempo de consideração pois este FIFA, de uma forma geral, não desilude. Os movimentos dos jogadores estão bem feitos, as colisões entre jogadores são visualmente muito realistas e a inteligência artificial está grosso modo existente na maior parte do tempo. Isto porque, em alguns jogos que disputei, o computador consegue analisar de uma forma correcta o que a minha equipa está a fazer (nem que seja na capacidade de posicionamento e capacidade de antecipação nos passes). Ainda relacionado com os passes é o facto de nesta versão ser bastante mais importante temporizar e ver para onde passa a bola. Não se pode andar pelo jogo a carregar no botão de passe como bem nos apetece. É preciso analisar bem os espaços, procurar o jogador certo e depois sim, passar a bola com a força correcta.

Ainda, e embora a jogabilidade esteja muito mais interessante do que em outras versões, ainda existem momentos que o jogo deixa a desejar. Se num jogo tudo é muito bem calculado e o jogo transpira “simulador”, noutros momentos o jogo torna-se demasiado fácil e aborrecido. No entanto, este é apenas o relato de uma experiência e certamente que o gameplay varia de jogador para jogador.

Outra razão pela qual a série FIFA é de enorme sucesso é o número de equipas que têm vindo a ser incluídas nos jogos dos últimos anos. De facto, as licenças fazem uma grande diferença. Este ano são disponibilizadas um total de 30 ligas nacionais – maioritariamente ligas principais e a inclusão de algumas divisões secundárias da Inglaterra, da Itália, Alemanha, França e Espanha – bem como algumas equipas da Grécia, do Brasil, da Argentina e da África do Sul. São no total quase 500 clubes ao dispor do jogador. Por sua vez, as selecções também não são esquecidas; são 40 no total. Talvez um número a repensar no futuro.

No que diz respeito aos jogadores, existe uma boa quantia deles que, dentro do possível, são cópias da vida real e com os pormenores que os caracterizam. É o Ronaldo; é o “capacete” do Cech; as entradas (de cabelo) do Ricardo Carvalho; a cicatriz de Ribery. Os pormenores existem e são bem feitos.

São de facto nos pormenores que este jogo tem alguns das suas mais valias. Quem adora pormenores vai deliciar-se com muitos aspectos do jogo. Nos pontapés da baliza, a câmara baixa ao nível do relvado e consegue-se ver pormenorizadamente a relva, quase grão a grão. A chuva aparenta ser muita realista e sempre que cai afecta a jogabilidade do jogo (nomeadamente a deslocação da bola). Nas animações também há muita coisa bem feita: os jogadores caem e levantam os braços em protesto a pedir uma falta, os movimentos da bola nos pés – em algumas jogadas – é verdadeiramente realista. As defesas e reflexos dos guarda-redes são óptimas: seja a defender a bola para trás da baliza com os punhos ou um salto para chegar à bola no canto. Nas substituições, as animações de saída e entrada de jogadores também está interessante. Para tirar as dúvidas em foras-de-jogo, o FIFA 2009 oferece um replay da jogada em “slow-motion” que mostra o posicionamento do atacante e do defesa através de linhas separadas, dissipando assim qualquer dúvida que pudesse existir.

No entanto, nem tudo está grande coisa. Os livres, por exemplo, parecem que estão todos destinados a entrar. No replay é que se vê que saíram bastante longe do alvo. Quando se está a jogar e se vai rematar, por vezes é difícil ter a noção se a bola vai entrar ou não. A câmara base não consegue exprimir com toda a eficácia os momentos de remate para dar aquela verdadeira sensação de golo ou de falhanço.

Passamos agora para os modos de jogo onde a FIFA fez questão de dinamizar um pouco mais este ano. Com o modo Adidas Live Season, a FIFA permite aos jogadores “subscrever” dados de determinadas ligas que possam interessar ao jogador. Ao subscrever estes dados, semanalmente o jogo vai buscar informação acerca destas ligas e actualiza os jogadores e o jogo de acordo com o que se passa na vida real. O mesmo se passa com as transferências. Assim, existe uma constante dinâmica entre o que se passa no jogo no computador e na vida real. [Não tive a possibilidade de testar esta opção portanto fica registado o que se espera poder fazer no Adidas Live Season.]

O modo Be A Pro também está presente. Tal como em 2008, podemos criar um jogador e tentar evolui-lo ao longo de várias épocas. É com este jogador que jogamos o jogo inteiro tentando manter a dinâmica da equipa. O jogador criado não começa como a estrela da equipa portanto é preciso tentar cumprir com determinados objectivos propostos a cada jogo, tanto individuais como colectivos, para ganhar pontos e poder evoluir aspectos do jogador.

O Manager Mode mantém-se semelhante ao que se viu em 2008 mas continua a ser um dos modos mais divertidos de jogar. O jogador tem a possibilidade de escolher uma equipa e para além de treina-la e jogar com a mesma, tem que tomar decisões financeiras (sponsors, preços de bilhetes), compras e vendas de jogadores. É o modo treinador/director desportivo/presidente num só. Se é um newbie dos jogos FIFA, poderá ter alguma dificuldade em orientar-se neste modo. Nem tudo é bem explicado e tomar as decisões certas poderá demorar algum tempo.

No Team Management existe um leque variado de opções desde a criação de uma formação que pode aplicar à equipa da sua escolha; a criação de um novo clube que pode ter dos melhores ou piores jogadores presentes no FIFA 2009 (atenção: transferir um jogador do seu clube antigo para um clube criado fará com que seja eliminado desse club); pode também criar jogadores, editar equipas e jogoadores.

Os sons do jogo, de ambiente e a banda sonora são de uma forma geral interessantes e adequados.

Melhor do jogo: Número de equipas disponíveis para jogar, pormenores dos jogadores e das animações, determinados aspectos da jogabilidade em geral; clara evolução do jogo nos últimos tempos – é de louvar.

Pior do jogo: Os restantes aspectos da jogabilidade; intermitência da presença da inteligência artificial; dificuldade em perceber se os remates são bons ou não.

Classificação: 8/10

About these ads

9 Comentários »

  1. [...] um FIFA 09 de grande qualidade este ano – como tiveram a possibilidade de ler aqui – a fasquia para o PES 2009 era elevada. Nos últimos anos, o FIFA tem perdido constantemente a [...]

  2. [...] Resmas de Reviews [...]

  3. como faço para jogar? o jogo é ótimo , mais não sei os comandos , eu tenho no meu pc, alguem me passa por favor os comandos , como chuta, passe, cruzamento etc, obrigado

  4. Samuel disse

    Ola!
    Se entrares no jogo, e fores às opções, de certeza que encontras lá alguma opção comandos para alterar :)

  5. quero saber apenas os comandos de chute para o gol, passe, e cruzamentos

  6. Samuel disse

    normalmente é o D para rematar, S para passar e A para cruzar.

  7. não é, os comandos deste são diferentes amigo, quem souber por favor explique

  8. vinicius disse

    esa fifa sensacional por quer ela tem varios times etc mas ela tem um defeido quer e os capelosm dos jogados e muito ruin vei

  9. Felipe disse

    Olá Gostaria de saber qual Tecla eu aperto pra pediir a bola.. Em Seja um Pro. Se Alguem Me ajuda Eu Agradeço MUITO Abraço a Todos.. FLws

RSS feed for comments on this post · TrackBack URI

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: